quinta-feira, 17 de junho de 2010

Jeremias visita os recabitas, por ordem do SENHOR.


Para demonstrar o contraste entre o que DEUS esperava dos israelitas e o que estavam fazendo, DEUS ordena a Jeremias que vá à casa dos recabitas, leve-os para o Templo e lhes ofereça vinho em um local reservado. Para que possamos entender esse fato, é preciso recorrer à história de Israel.

Mais de dois séculos antes de Jeremias viver, Jonadabe, filho de Recabe, foi um homem zeloso, que motivou sua família a que se mantivesse longe da idolatria e da injustiça quie havia nos tempos de Acabe. Jonadabe também ajudou a Jeú a que cumprisse o julgamento que foi dito em relação à casa de Acabe. Tinham por tradição habitar em tendas e absterem-se de beber vinho, um líquido muito consumido no Oriente Médio. Este último consumo era parecido com um mandamento feito com o voto nazireado, onde a pessoa se abstinha de beber vinho. Diferente dos recabitas, que prezavam pela manutenção dos bons costumes e pela sobriedade em todas as ações, o restante dos israelitas quebrava sem medo a aliança que DEUS Fizera com eles.

O exemplo dos recabitas nos mostra que, mesmo em tempos de grande apostasia, DEUS tem servos fiéis, que não se afastam de seus mandamentos. A fidelidade aos princípios divinos fizeram a diferença no caso dos recabitas, e o mesmo acontece com aqueles insistem em ser fiéis ao SENHOR em tempos de esfriameno espiritual. DEUS comenta que enviou seus servos, os profetas, para que falassem ao povo e este se arrependesse, mas no caso dos israelitas, o arrependimento viria somente após o exílio. Essa seria a recompensa do povo por sua más ações, enquanto que a recompensa pela fidelidade dos recabitas, que foi ordenada pelo SENHOR, era que não faltasse descendente varão de Jonadabe para prestar culto ao SENHOR.

***Fonte - Ensinador Cristão, da CPAD***

Um comentário:

  1. amados parabens por este blog, tenho a certeza, que muitas maravilhas o Senhor fará por este blog.
    sem duvida a visita de Jeremias aos recabitas foi muito proveitosa e muito edificante.

    ResponderExcluir